Produtos

Fabricação de próteses customizadas por Impressão 3D
e biomodelos.

PRÓTESES CUSTOMIZADAS EM TITÂNIO

O uso de impressão 3D (manufatura aditiva) permite a fabricação de implantes em titânio, com base em imagens médicas obtidas por tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética e uso de software CAD, respeitando a especificidade da anatomia de cada indivíduo, adaptando-os diretamente às necessidades dos pacientes e garantindo alta precisão e qualidade da prótese final. As próteses customizadas, ou seja sob medida para falha óssea do paciente, são confeccionadas em liga metálica de titânio usando-se o sistema de Sinterização Direta de Metais a Laser (DMLS – Direct Metal Laser Sintering) camada por camada. O desenvolvimento e utilização de próteses customizadas metálicas é procedimento viável, permitindo resultados cirúrgicos satisfatórios tanto em relação ao tempo cirúrgico como no resultado estético.

BIOMODELOS (BIOM)

Os biomodelos são replicas compatíveis com a anatomia humana, confeccionadas por impressão 3D (tecnologia SLS) a partir de imagens médicas de tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética e ultra-sonografia.   O objetivo destes modelos anatômicos é facilitar a visualização da extensão da lesão e dos tecidos, o planejamento da cirurgia em todas as suas etapas e a utilização dos materiais cirúrgicos no modelo, reduzindo o tempo de intervenção cirúrgica, facilitando também, a comunicação entre profissional e paciente.   Aplicação nas áreas de ortopedia, neurocirurgia, traumatologia bucomaxilofacial e ortognática, cirurgia craniomaxilofacial e plástica, implantodontia, oncologia, entre outras.   Os biomodelos são impressos em resina poliamida (PA 2200) que podem ser esterilizadas em autoclave e utilizadas guias cirúrgicos.

MOLDES PARA CRANIOPLASTIA

A impressão 3D, método de reprodução de seguimentos corporais a partir da imagem adquirida por exames de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), tem sido usada na área médica para construção de moldes que facilitam a programação cirúrgica, a simulação cirúrgica e também a criação de próteses1-3. Para correção de falhas ósseas (cranioplastia) a prototipagem permite a reconstrução do crânio evidenciando as reais proporções da falha óssea, possibilitando a construção de uma prótese reparadora com dife- rentes materiais como metilmetacrilato, titânio (malhas) ou hidroxiapatita, entre outros.

Pioneira no Brasil no desenvolvimento de próteses customizadas para tratamento de deformações cranianas utilizando tecnologia de impressão 3D.